A cultura celta está viva

Grande sucesso do I Roteiro da Pantalha, actividade lúdico-cultural organizada pela A.C. Amigas da Cultura (Ponte Vedra) na noite do sábado 19 de Novembro. Este evento contava com apoio do IGEC e a participação activa dalguns dos seus membros, destacando o “guia” para a ocasião, o etnógrafo, linguista e poeta Calros Solla. É o próprio Calros quem oferece um rápido e sentido resumo no seu blogue pessoal (com fotografias).

O Roteiro juntou perto de cinquenta pessoas bem passadas as nove da noite nos percursos da Pantalha (nome local para a Estadea ou “Santa Companha”) pelos caminhos de Cerdedo (Terra de Montes).

É também destacável a participação da Irmandade Druídica Galaica (IDG), que completou a jornada com a celebração de um ritual de Magusto (Samain) e Ano Novo Celta, mostrando assim alguns elementos da cultura céltica muitas vezes negligenciados. Aliás, a IDG estabelece na sua página web oficial o IGEC como principal referente académico e recurso sobranceiro na recolha de informações contrastáveis sobre a cultura céltica galega. Se bem o IGEC e a IDG não têm nenhum tipo de relação formal, o IGEC agradece e congratula-se pelo possível benefício causado a outras associações, organismos ou instituições por causa da sua labor investigadora e de divulgação, assim como o poder contribuir a um melhor entendimento e espalhamento da cultura céltica em geral.

O IGEC continua assim, além da actividade estritamente académica, a mostrar como a cultura céltica está viva e é reclamada pela sociedade galega actual, de forma natural, lúdica e abrangendo múltiplos aspectos vivenciais.

¡Extiende el Amor!

Tags: , , , , , ,

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

*